Pages

11 junho, 2012

Força Tarefa inicia atividades em Bocaiuva nesta terça-feira



Ação visa mobilizar a população para combater o mosquito da dengue

A equipe de mobilizadores da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) chega ao município de Bocaiuva nesta terça-feira, 12, para realizar uma série de atividades com objetivo prevenir e combater a dengue.
A Força Tarefa é realizada pela SES-MG, em parceria com o município, dentro do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, reunindo esforços do Governo de Minas, prefeituras e sociedade no enfrentamento à ameaça da doença em todo o Estado.
Bocaiuva registrou um alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no início deste ano. De acordo com os dados registrados pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), em janeiro, o município apresentou um índice de infestação de 7,6% e foram encontrados focos do mosquito em 8,8% dos imóveis visitados.
Apesar de o índice estar muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, como não há um novo vírus circulando, a situação foi controlada e foram notificados 12 casos de dengue município este ano. A Força Tarefa visa mobilizar a população para combater o mosquito, para retirar os focos do mosquito e evitar que haja ameaça da doença.
Até o próximo sábado, o caminhão da Força Tarefa ficará estacionado em pontos estratégicos da cidade, trocando material reciclável por material escolar. Pneus, latas e garrafas pet serão trocados por caderno, borracha e lápis.

Programação
Na quarta-feira, dia 13/06, será realizada uma reunião intersetorial com representantes das diversas instituições órgãos públicos, iniciativa privada e da comunidade, local para definir as estratégias da ação. A reunião será realizada na Secretaria Municipal de Saúde.
Na quinta-feira, 14/06, será realizada uma blitz educativa, às 9h, na Praça Benedito Valadares, no centro da cidade.  À tarde, o Dengue Móvel ficará estacionado no Espaço Poliesportivo, no Bairro Monte Rei, onde receberá material reciclável para troca por material escolar.
Na sexta-feira, 15/06, o Dengue Móvel estará, pela manhã, na Praça do Sindicato, no bairro Pernambuco, e à tarde, no CEMEI do bairro Jardim Beija Flor II.
Na manhã de sábado, 16/06, será realizado o evento “Minha cidade sem dengue”, na Praça Benedito Valadares, no Centro, com uma série de atividades educativas e culturais.


Cronograma

13/06 - 15h00
Reunião Intersetorial - Centro Administrativo
Rua Mariana de Queiroga, nº 141 – Centro – (Sala de Reuniões)

14/06 – 13h30 às 16h30
Dengue Móvel – Espaço Poliesportivo
Rua Belo Horizonte, S/N – Bairro Monte Rei

15/06 – 8h00 às 11h00
Dengue móvel – Praça do Sindicato / Rua Antonio Tibúrcio, S/N – Bairro Pernambuco

13h30 às 16h30
Dengue móvel – CMEI – Rua Sentinela, nº 36 - Bairro Jardim Beija Flor II

16/06 - 9 às 12 h
Minha Cidade sem Dengue – Praça Benedito Valadares – Centro

18/06 – 16h
Reunião de Avaliação da Campanha – SMS – Av. Prefeito José Maria Figueiredo, nº 97 – Centro (próximo ao Mercado).


Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas – Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros

Nenhum comentário:

Postar um comentário