Pages

21 junho, 2012

Resgatar a dignidade humana é o objetivo da Fazenda da Solidariedade

Encenação da Paixão de Cristo, durante a Semana Santa, realizada pelos acolhidos da Fazenda da Solidariedade. (Divulgação)

Funcionando há pouco mais de cinco meses, a Fazenda da Solidariedade Senhor do Bonfim atende, gratuitamente, pessoas com dependência química.

A comunidade terapêutica trabalha com o método conhecido como convivência entre pares que emprega o uso de atividades laborais, educativa-culturais e acompanhamento de uma equipe técnica na recuperação dos assistidos em sistema de internato.

A equipe técnica é formada por assistentes sociais, psicóloga, enfermeira, além de monitores e professores de diversas áreas. Os profissionais são cedidos pela Prefeitura de Bocaiuva, assim como as instalações para funcionamento da comunidade terapêutica.  

A internação é voluntária e com um prazo estimado de 12 meses para o tratamento. Para dar início ao tratamento é feito uma triagem por meio de entrevistas e exames médico-laboratoriais. Esta primeira etapa é realizada na Casa de Apoio e Acolhida, localizada na antiga Casa Paroquial do Senhor do Bonfim.

A partir da análise da equipe técnica e atendendo os requisitos que se enquadram na metodologia da comunidade terapêutica, o agora recuperando é encaminhado para a Fazenda. Uma equipe profissional também fornece atendimento à família do internando.

Na celebração que marcou o início das atividades, ocorrida em janeiro, o fundador da Associação Banco da Solidariedade (Bansol) e idealizador da Fazenda da Solidariedade, frei Valdo, refletiu sobre a missão da comunidade.

“Caso alguém queira escolher as drogas, o problema é dele. Mas, se decidir se livrar delas, o problema passa a ser nosso”, disse, mostrando o compromisso de união empregado no tratamento na Fazenda da Solidariedade.

A Fazenda daSolidariedade Senhor do Bonfim se mantém com a ajuda da sociedade que doa frequentemente alimentos, utensílios e equipamentos para auxiliar no tratamento. Atualmente, atende 15 acolhidos sem nenhum custo para eles ou a família deles, sendo que destes, 13 são de Bocaiuva.

De acordo com o coordenador da comunidade terapêutica, Marcelo Wendel, a instituição tem capacidade para atender cerca de 60 pessoas, mas esbarra na questão financeira.

“Para conseguirmos aumentar nosso atendimento, precisamos investir na reforma das instalações, na ampliação do quadro de pessoal, na infraestrutura geral, mas não temos condições para isso no momento”, diz referindo-se à necessidade de participação da sociedade na ajuda da Fazenda da Solidariedade.

“Solidariedade. É disso que a Fazenda precisa para ampliarmos as vagas para tratamento e conseguir recuperar mais pessoas”, completa o assistente social.

O responsável pela instalação da comunidade em Bocaiuva, padre Antônio Brígido, reflete sobre a complexidade do assunto e adverte que o problema deve ser encarado por toda sociedade.

“Essa é uma oportunidade que a sociedade organizada dá para os irmãos que passam por essa enfermidade. Porém, o trabalho é contínuo e precisa de ajuda dessa mesma maneira”, diz, convocando a sociedade para ajudar a Fazenda da Solidariedade.   

“Não se trata apenas de parar com as drogas e, sim, de recuperar a dignidade da pessoa humana”, completa.

SERVIÇO

Casa de Apoio e Acolhida (Centro de Triagem)
(Antiga Casa Paroquial Senhor do Bonfim)
Praça Conego Maurício – Bairro Bonfim
Bocaiuva-MG
 
Telefones:
(38) 3251-2546
(38) 9133-2529
(38) 9989-6743
(38) 9142-4590
(38) 9956-1083

PARA DOAÇÕES
Banco do Brasil
Agência 0393-X
Conta corrente: 28284-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário