Pages

21 junho, 2012

Resgatar a dignidade humana é o objetivo da Fazenda da Solidariedade

Encenação da Paixão de Cristo, durante a Semana Santa, realizada pelos acolhidos da Fazenda da Solidariedade. (Divulgação)

Funcionando há pouco mais de cinco meses, a Fazenda da Solidariedade Senhor do Bonfim atende, gratuitamente, pessoas com dependência química.

A comunidade terapêutica trabalha com o método conhecido como convivência entre pares que emprega o uso de atividades laborais, educativa-culturais e acompanhamento de uma equipe técnica na recuperação dos assistidos em sistema de internato.

A equipe técnica é formada por assistentes sociais, psicóloga, enfermeira, além de monitores e professores de diversas áreas. Os profissionais são cedidos pela Prefeitura de Bocaiuva, assim como as instalações para funcionamento da comunidade terapêutica.  

A internação é voluntária e com um prazo estimado de 12 meses para o tratamento. Para dar início ao tratamento é feito uma triagem por meio de entrevistas e exames médico-laboratoriais. Esta primeira etapa é realizada na Casa de Apoio e Acolhida, localizada na antiga Casa Paroquial do Senhor do Bonfim.

A partir da análise da equipe técnica e atendendo os requisitos que se enquadram na metodologia da comunidade terapêutica, o agora recuperando é encaminhado para a Fazenda. Uma equipe profissional também fornece atendimento à família do internando.

Na celebração que marcou o início das atividades, ocorrida em janeiro, o fundador da Associação Banco da Solidariedade (Bansol) e idealizador da Fazenda da Solidariedade, frei Valdo, refletiu sobre a missão da comunidade.

“Caso alguém queira escolher as drogas, o problema é dele. Mas, se decidir se livrar delas, o problema passa a ser nosso”, disse, mostrando o compromisso de união empregado no tratamento na Fazenda da Solidariedade.

A Fazenda daSolidariedade Senhor do Bonfim se mantém com a ajuda da sociedade que doa frequentemente alimentos, utensílios e equipamentos para auxiliar no tratamento. Atualmente, atende 15 acolhidos sem nenhum custo para eles ou a família deles, sendo que destes, 13 são de Bocaiuva.

De acordo com o coordenador da comunidade terapêutica, Marcelo Wendel, a instituição tem capacidade para atender cerca de 60 pessoas, mas esbarra na questão financeira.

“Para conseguirmos aumentar nosso atendimento, precisamos investir na reforma das instalações, na ampliação do quadro de pessoal, na infraestrutura geral, mas não temos condições para isso no momento”, diz referindo-se à necessidade de participação da sociedade na ajuda da Fazenda da Solidariedade.

“Solidariedade. É disso que a Fazenda precisa para ampliarmos as vagas para tratamento e conseguir recuperar mais pessoas”, completa o assistente social.

O responsável pela instalação da comunidade em Bocaiuva, padre Antônio Brígido, reflete sobre a complexidade do assunto e adverte que o problema deve ser encarado por toda sociedade.

“Essa é uma oportunidade que a sociedade organizada dá para os irmãos que passam por essa enfermidade. Porém, o trabalho é contínuo e precisa de ajuda dessa mesma maneira”, diz, convocando a sociedade para ajudar a Fazenda da Solidariedade.   

“Não se trata apenas de parar com as drogas e, sim, de recuperar a dignidade da pessoa humana”, completa.

SERVIÇO

Casa de Apoio e Acolhida (Centro de Triagem)
(Antiga Casa Paroquial Senhor do Bonfim)
Praça Conego Maurício – Bairro Bonfim
Bocaiuva-MG
 
Telefones:
(38) 3251-2546
(38) 9133-2529
(38) 9989-6743
(38) 9142-4590
(38) 9956-1083

PARA DOAÇÕES
Banco do Brasil
Agência 0393-X
Conta corrente: 28284-7

Inscrições para Sisu terminam nesta sexta, dia 22; IFNMG oferta 40 vagas

Os interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2/2012 devem inscrever-se até amanhã, dia 22 de junho, exclusivamente pela internet, no endereço http://sisu.mec.gov.br. Por meio do Sisu, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) oferta um total de 40 vagas para dois cursos de graduação, para ingresso no segundo semestre. São 20 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, no Campus Arinos, e 20 para o curso de Administração, no Campus Pirapora.

A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do Sisu 2/2012 é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2011. Portanto, quem não tiver participado dessa edição do Enem não poderá pleitear as referidas vagas.

Mais informações no endereço eletrônico www.ifnmg.edu.br/sisu.

Vestibular

Outras 20 vagas para cada um dos cursos do IFNMG citados serão preenchidas por meio de vestibular. As inscrições para o 2º Vestibular 2012 acontecerão de 2 a 20 de julho.

PF desarticula quadrilha que atuava em 36 prefeituras

Montes Claros/MG – A Polícia Federal está neste neste momento no interior da Prefeitura de Januaria. Em conjunto com o Ministério Público de Minas Gerais, a PF deflagrou na manhã de hoje, 21 de junho, a OPERAÇÃO MÁSCARA DA SANIDADE, com objetivo de desarticular organização criminosa que desviava recursos públicos de trinta e seis cidades mineiras a partir de fraudes em processos licitatórios.

A operação consiste no cumprimento de 120 mandados judiciais: 55 Mandados de Busca e Apreensão (16 pessoas físicas e 39 pessoas jurídicas, incluindo as prefeituras municipais), 49 Mandados de Sequestro de Valores, Bens Móveis e Imóveis, e 16 Mandados de Prisão Temporária.

A quadrilha, formada por empresas, pessoas físicas e servidores públicos, fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações de obras públicas às empresas integrantes da organização criminosa. Essas empresas venciam os certames públicos com desvio na execução do objeto, ou ainda, com emissão de notas fiscais sem a correspondente prestação dos serviços, uma vez que as obras eram executadas com recursos próprios do município. Desta forma, a quadrilha desviava e se apropriava dos recursos públicos.

Além da prisão de pessoas físicas, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em empresas pertencentes ao esquema criminoso, além das sedes das prefeituras de Bocaiuva/MG, Bonito de Minas/MG, Brasília de Minas/MG, Campo Azul/MG, Capelinha/MG, Capitão Enéas/MG, Claro dos Poções/MG, Cônego Marinho/MG, Coração de Jesus/MG, Engenheiro Navarro/MG, Francisco Sá/MG, Glaucilândia/MG, Guaraciama/MG, Indaiabira/MG, Itamarandiba/MG, Januária/MG, Joaquim Felício/MG, Josenópolis/MG, Manga/MG, Mato Verde/MG, Olhos d’Água/MG, Padre Carvalho/MG, Pai Pedro/MG, Patis/MG, Pedras de Maria da Cruz/MG, Pirapora/MG, Porteirinha/MG, Salinas/MG, Santa Cruz de Salinas/MG, Santo Antônio do Retiro/MG, São Francisco/MG, São João da Ponte/MG, São João das Missões/MG, Taiobeiras/MG, Ubaí/MG e Varzelândia/MG.

Os presos responderão, na medida de suas participações, por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Se condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes ultrapassam 30 anos.

A expressão Máscara da Sanidade é referência ao primeiro estudo sobre sociopatas publicado em 1941, com o livro The Mask of Sanity, de autoria do psiquiatra americano HERVEY CLECKLEY, onde relata casos de pacientes que apresentavam um charme acima da média, uma capacidade de convencimento muito alta e ausência de remorso ou arrependimento em relação às suas atitudes. O Brasil, conforme dados do IBGE, possui 17 milhões de miseráveis na linha da extrema pobreza, dos quais quase 1 milhão vivem com renda mensal zero. Mesmo diante de um quadro como esse, ainda persistem em nossa sociedade, nas palavras da psiquiatra ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA, “profissionais, camuflados de executivos bem-sucedidos... trabalhadores, pais e mães de família, políticos” que, acobertados pela máscara da sanidade, desviam e/ou apropriam-se de recursos públicos, em muitos casos, destinados às necessidades mais elementares da população carente.

Será concedida entrevista coletiva às 11h na Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros/MG, localizada na rua Coração de Jesus, 500, Centro, Montes Claros.

FONTES: 
- Blog do Fábio Oliva
- Comunicação Social da Polícia Federal em Montes Claros/MG - (38) 2103-3200

15 junho, 2012

Mais um córrego em Montes Claros corre perigo e Copasa contribui para isso

Depois de protestar intensamente contra o aterro sanitário nas comunidades de Mimoso e Milivre, e convocada sempre pela memória subversiva do Evangelho, a Paróquia Nossa Senhora de Montes Claros e Beato José de Anchieta (Grande Maracanã), 5ª Região Pastoral do Setor Centro Arquidiocesano (Montes Claros), promoveu na manhã do domingo, 10, manifestação ecumênica e interreligiosa pela preservação do Córrego dos Mangues, “ameaçado de poluição pelo esgoto” da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) “e por lixões à beira do rio”, denuncia o bancário e agente de pastoral, Eduardo Rodrigues Madureira, 32 anos, em sua conta da rede social facebook.
O lema da manifestação pacífica foi “Preservar O Córrego Dos Mangues É Preservar A Vida”. Houve divulgação do protesto na semana passada através da Rádio São Francisco de Assis 93,5 FM. “A mobilização foi organizada pela Comunidade Nossa Senhora dos Passos (Conj. José Correa Machado) da Paróquia Nossa Senhora de Montes Claros e Beato José de Anchieta”, informa Eduardo Madureira, que publicou imagens da manifestação em sua rede social.
Montes Claros é a cidade dos rios poluídos: Rio Verde Grande, Córrego do Cintra e agora será a vez da Copasa e órgãos públicos competentes deixarem o Córrego dos Mangues virar esgoto? Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Montes Claros e Beato José de Anchieta, padre Fidel García Rodriguez participou do protesto e, durante a caminhada, os manifestantes e ele recolhiam garrafas pet, caixinhas de leite e suco, e tampa de vaso sanitário jogados à margem do rio, e colocavam-os em um carrinho de mão.
Na rede social Facebook, após a divulgação das imagens por Eduardo Madureira, 14 pessoas curtiram o ato e aconteceu um compartilhamento da postagem, além de quatro comentários até a noite do domingo, 10 de junho. Segundo Eduardo Madureira, os moradores do Bairro José Correa Machado reivindicam dos poderes públicos constituídos “transformar a área em parque para, de fato, ter maior possibilidade de garantir a preservação do local”, comentou via facebook após o primeiro comentário aparecer na postagem. Ele foi de Luzia Alane Rodrigues Dias, da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes da Paróquia Nossa Senhora da Consolação de Montes Claros.
Outros dois comentários apareceram na rede social nesta postagem. “Nossa! É realmente uma iniciativa muito importante! Tem que defender e até fazer dele um local de lazer”, elogiou Bete Antunes a manifestação. A professora Iara Pimentel também ofereceu sua opinião sobre o assunto. “Toda iniciativa popular de preservação ambiental deve ser considerada e avaliada pela administração. Conheço a área em questão e realmente estamos precisando criar estratégias para a valorização e preservação da área que passa pela educação da população que vive no entorno e responsabilidade do poder público. A iniciativa da passeata foi muito boa. Espero que tenhamos êxito”, analisou Iara.

CONFIRA ABAIXO AS IMAGENS REGISTRADAS DURANTE A MANIFESTAÇÃO
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
Ao fundo, observa-se padre Fidel com tampa de vaso sanitário e garrafa pet na mão
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira
"Lixão à beira do Anel Rodoviário e do Córrego dos Mangues" é a legenda que Eduardo Madureira postou em seu perfil no Facebook para esta imagem 
 
Reprodução do Facebook de Eduardo Rodrigues Madureira 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Campanha de vacinação contra pólio começa sábado



A campanha de vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado, 15, com dia de mobilização nacional. Menores de cinco anos, mesmo aqueles que já tenham sido imunizados, devem comparecer, entre 9h e 17 horas, para receber uma dose de reforço. Quem não puder comparecer a um dos postos volantes no sábado, poderá procurar os postos fixos, até dia 6 de julho.
Em todo o país, a meta é vacinar 13,4 milhões de crianças. Nos 53 municípios sob jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, a expectativa é vacinar 76.397 crianças, sendo 5.137 somente em Montes Claros.
Profissionais de saúde dos postos deverão ser consultados antes de a vacina ser aplicada em crianças com doenças graves. Aquelas que tiverem febre superior a 38 graus ou com infecção também devem ser avaliadas por médicos.
A partir de agosto, crianças que completarem dois meses e tiverem iniciando a cobertura vacinal deverão receber a vacina injetável contra a pólio, em vez da vacina oral. A versão injetável será repetida aos quatro meses. A partir do terceiro reforço, crianças receberão a vacina oral.
O último caso de pólio registrado no Brasil foi em 1984. Desde 1994, o país tem certificado de eliminação da doença. As campanhas, no entanto, continuam sendo necessárias porque o vírus circula no mundo. Três países são considerados endêmicos para a doença: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas – Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros

11 junho, 2012

Força Tarefa inicia atividades em Bocaiuva nesta terça-feira



Ação visa mobilizar a população para combater o mosquito da dengue

A equipe de mobilizadores da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) chega ao município de Bocaiuva nesta terça-feira, 12, para realizar uma série de atividades com objetivo prevenir e combater a dengue.
A Força Tarefa é realizada pela SES-MG, em parceria com o município, dentro do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, reunindo esforços do Governo de Minas, prefeituras e sociedade no enfrentamento à ameaça da doença em todo o Estado.
Bocaiuva registrou um alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no início deste ano. De acordo com os dados registrados pelo Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), em janeiro, o município apresentou um índice de infestação de 7,6% e foram encontrados focos do mosquito em 8,8% dos imóveis visitados.
Apesar de o índice estar muito acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%, como não há um novo vírus circulando, a situação foi controlada e foram notificados 12 casos de dengue município este ano. A Força Tarefa visa mobilizar a população para combater o mosquito, para retirar os focos do mosquito e evitar que haja ameaça da doença.
Até o próximo sábado, o caminhão da Força Tarefa ficará estacionado em pontos estratégicos da cidade, trocando material reciclável por material escolar. Pneus, latas e garrafas pet serão trocados por caderno, borracha e lápis.

Programação
Na quarta-feira, dia 13/06, será realizada uma reunião intersetorial com representantes das diversas instituições órgãos públicos, iniciativa privada e da comunidade, local para definir as estratégias da ação. A reunião será realizada na Secretaria Municipal de Saúde.
Na quinta-feira, 14/06, será realizada uma blitz educativa, às 9h, na Praça Benedito Valadares, no centro da cidade.  À tarde, o Dengue Móvel ficará estacionado no Espaço Poliesportivo, no Bairro Monte Rei, onde receberá material reciclável para troca por material escolar.
Na sexta-feira, 15/06, o Dengue Móvel estará, pela manhã, na Praça do Sindicato, no bairro Pernambuco, e à tarde, no CEMEI do bairro Jardim Beija Flor II.
Na manhã de sábado, 16/06, será realizado o evento “Minha cidade sem dengue”, na Praça Benedito Valadares, no Centro, com uma série de atividades educativas e culturais.


Cronograma

13/06 - 15h00
Reunião Intersetorial - Centro Administrativo
Rua Mariana de Queiroga, nº 141 – Centro – (Sala de Reuniões)

14/06 – 13h30 às 16h30
Dengue Móvel – Espaço Poliesportivo
Rua Belo Horizonte, S/N – Bairro Monte Rei

15/06 – 8h00 às 11h00
Dengue móvel – Praça do Sindicato / Rua Antonio Tibúrcio, S/N – Bairro Pernambuco

13h30 às 16h30
Dengue móvel – CMEI – Rua Sentinela, nº 36 - Bairro Jardim Beija Flor II

16/06 - 9 às 12 h
Minha Cidade sem Dengue – Praça Benedito Valadares – Centro

18/06 – 16h
Reunião de Avaliação da Campanha – SMS – Av. Prefeito José Maria Figueiredo, nº 97 – Centro (próximo ao Mercado).


Fonte: Assessoria de Comunicação Social – Rede de Urgência e Emergência do Norte de Minas – Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros