Pages

07 dezembro, 2011

Grupo promove curso de Astronomia em Bocaiuva

Reportagem e fotos – JAIR BASTOS

Conhecida mundialmente por conta do Eclipse Solar de 1947, Bocaiuva sedia um curso de Astronomia para amadores. O projeto faz parte das ações de um grupo de voluntários apaixonados pela ciência e pela história espacial da cidade e que dará origem ao Clube Bocaiuvense de Astronomia.  
 
Glaube Neimar e a professora Kátia aproveitam o céu limpo para observar a lua.


O palestrante Glaube Neimar desenvolve trabalhos de divulgação de Astronomia em Curitiba-PR e quer trazer para a terra natal a experiência de formação de mais de 500 pessoas na Astronomia amadora. “Bocaiuva é conhecida como a capital espacial e precisamos resgatar essa história, compartilhando e multiplicando os conhecimentos”, diz o bocaiuvense. “O céu daqui é perfeito para as observações, com pouquíssima poluição luminosa, o que torna ainda mais favorável para a prática astronômica”, completa entusiasmado.

Para a professora de Física Kátia Guimarães, uma das voluntárias do projeto, é muito interessante a possibilidade da criação do Clube de Astronomia. “É o momento para instigar as pessoas para validar o nome da cidade que tem um potencial astronômico, conhecido em todo o mundo”, afirma. A professora destaca ainda as inúmeras possibilidades e oportunidades que podem surgir com a implantação do Clube e, posteriormente, de um observatório na cidade que abrigou cientistas de todo mundo para estudar o Eclipse Solar em maio de 1947.

ECLIPSE

Naquela época, Bocaiuva foi o local mais propício para observação do primeiro fenômeno deste tipo após a Segunda Guerra Mundial. Uma base foi montada na região conhecida como Extrema, na zona rural, a cerca 20 km do centro da cidade. Ali, telescópios e outros instrumentos de alta tecnologia foram montados para observar o evento cósmico e estudar o chamado “Efeito Einstein”.
Para a professora Kátia, tudo que aconteceu não pode se perder. “Este projeto é uma forma de valorizar o conhecimento e enriquecer a história”, conclui. O palestrante Neimar confirmar este pensamento. “Somos conhecidos fora de nossa cidade e é hora de conhecer e valorizar nossa própria história”, ressaltando que o conhecimento deve ser compartilhado.

Marco histórico do Eclipse Solar de 1947, na região conhecida como Extrema, zona rural de Bocaiuva. Neste local foi montado o acampamento com dispositivos de observação astronômica mais sofisticados da época.
CURSO


O curso começa hoje, quarta-feira, 7 de dezembro, a partir das 19 horas, no auditório da UNOPAR, em Bocaiuva. A previsão de duração é de uma semana. De acordo com os organizadores, qualquer pessoa que tenha interesse na área pode fazer o curso. As inscrições podem ser feitas na hora e será cobrada uma taxa de R$ 10 por participante. O dinheiro arrecadado será usado na compra de um telescópio para o Clube Bocaiuvense de Astronomia.

INFORMAÇÃO


O que: Curso de Astronomia Amadora

Onde: Auditório da UNOPAR Bocaiuva – Rua Lázaro José Souto – Esplanada

Quando: A partir de 7 de dezembro, às 19h. Carga horária: Cerca de 20 horas, com observações.

Como: As inscrições serão feitas no local. Qualquer pessoa com interesse em Astronomia amadora.

Quanto: R$ 10,00 por participante

Quem: Clube Bocaiuvense de Astronomia, prof. Glaube Neimar

Por que: Expandir os conhecimentos

Contatos:      (38) 9957-4331 – Professora Kátia Guimarães
                       (41) 9600-6179 – Professor Glaube Neimar
(38) 9142-4590 / 9956-1083 – Jornalista Jair Bastos
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário