Pages

26 abril, 2017

Em visita a AMAMS, Presidente da Caixa anuncia casas para o Norte de Minas


O presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, estará em Montes Claros nessa quinta-feira (27/04) a partir das 16 horas, quando participa de reunião com os prefeitos do Norte de Minas, a convite da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS, quando anunciará a expansão de projetos habitacionais para todos municípios, visando reduzir a demanda reprimida de aproximadamente 30 mil casas em toda região. O superintendente regional da Caixa Econômica, Gustavo Sampaio, explica que esse projeto atenderá famílias com renda de 1,5 salário mínimo.

Os municípios interessados em receber esses conjuntos habitacionais terão a oportunidade de conhecer o projeto a ser apresentados pelo presidente Gilberto Occhi e depois agendar a reunião na Superintendência Regional da Caixa. Basicamente a Prefeitura tem de fazer parceria com uma empresa construtora, que ficará responsável pela construção das moradias e a Caixa financiará a compra, com oferta de subsidio dentro do Minha Casa, Minha Vida. Dentro desse projeto, Bocaiuva será o primeiro município agendado para esse programa. Montes Claros tem projetos de 2.000 casas em tramitação na Superintendência do Norte de Minas.

A Caixa Econômica sempre trabalhou vários projetos habitacionais. O Faixa um era executado com dinheiro público, mas há um ano que está suspenso e normalmente atendia as famílias de vulnerabilidade social, cadastradas pela Prefeitura. O Faixa dois, usava os recursos do FGTS e continua em execução, onde uma construtora faz a obra e os interessados em adquirir a casa fazem o financiamento. Agora foi criado o Faixa 1,5 salário, para atender esse novo segmento.

Ainda durante o evento, ocorrerá a transmissão da Superintendência Regional da Caixa Norte de Minas, para o senhor José Augusto Baungart, que hoje é comandada por Gustavo Sampaio.

“A vinda do Presidente da Caixa à AMAMS será uma oportunidade dos prefeitos apresentarem as suas demandas, esclarecerem dúvidas sobre as parcerias com a Caixa, principalmente sobre os programas habitacionais e ainda terem um norteamento de como proceder para que os seus municípios sejam contemplados com os benefícios da Caixa”, comentou o Presidente da AMAMS e prefeito de Bonito de Minas, José Reis.

Fonte: Ascom/AMAMS

21 abril, 2017

A nova revelação da Bahia! E é bocaiuvense!



O bocaiuvense Allison de Sá brilhou na capital baiana. Na noite desta quarta-feira, 19 de abril, aconteceu a cerimônia de entrega de um dos prêmios mais importantes do cenário artístico brasileiro: o Prêmio Braskem de Teatro de Salvador.

E o artista bocaiuvense Allison de Sá foi premiado como Diretor Revelação 2016 pela direção de seu espetáculo de formatura Malva-Rosa.Além de concorrer na categoria Revelação, concorreu também na categoria Melhor Espetáculo Adulto com seu espetáculo Malva-Rosa, algo inédito, em se tratando de um formando em Direção, recém-saído da Escola de Teatro da UFBA.

Allison vive em Salvador há cinco anos, mas começou sua carreira em Bocaiuva, Norte de Minas, fazendo teatro na escola Zinha Meira, no encontro de adolescentes EAC e em grupos como o Rita e Anjohs. Participou de espetáculos na cidade e região como a Encenação da Paixão de Cristo, Lembranças do Bonfim e Desbocaiuvados.

Formando em Direção Teatral pela Universidade Federal da Bahia, Allison passou pelo curso de Artes Teatro da Unimontes e realizou residência artística o Projeto Fafe Cidade das Artes na cidade de Fafe, norte de Portugal. Participou de grupos como o Fibra de Montes Claros, é um dos fundadores do Anjohs Grupo Teatral de Bocaiuva e hoje integra o Grupo Toca de Teatro de Salvador.


Malva-Rosa é o espetáculo de formatura do aluno diretor Allison de Sá com o Grupo Toca de Teatro. Do texto Agreste do premiado dramaturgo Newton Moreno, tem em seu elenco a atriz portuguesa Elsa Pinho e o premiado ator João Guisande.

Malva-Rosa conta a história de amor de um casal de lavradores do nordeste do país que foge em direção contraria ao mar, perfurando o sertão para viverem o seu amor em segurança. Após a morte do marido, uma descoberta causa uma reviravolta na vida da viúva, que passa a sofrer a mais dura opressão, preconceito e sentimento de repulsa. Machucada pela perda, sem entender a dimensão de seus atos, ela acaba sendo vítima do horror e da intolerância do seu próprio povo.

O Prêmio Braskem indica cinco concorrentes em cada categoria que são: Revelação, Texto, Categoria Especial. Direção, Espetáculo do Interior, Ator, Atriz, Espetáculo Infantil e Adulto.

O Prêmio Braskem de Teatro, um dos mais importantes do Brasil, é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação, que em 2017 chegará a sua 24ª edição, exemplifica a estratégia de atuação social da Braskem na valorização e promoção da cultura e das artes, com foco no desenvolvimento humano.