Pages

31 outubro, 2015

“Determinação, atitude e união são os componentes para construir um novo caminho para Bocaiuva”.

Antônio Andrade, vice-governador de Minas e presidente estadual do PMDB, Marisa Alves, presidente do PMDB Bocaiuva, Aparecida Moura, presidente estadual do PMDB MULHER, Fátima Pelaes, deputada federal e presidente nacional do PMDB MULHER, durante encontro estadual do PMDB MULHER, em BH. (Divulgação PMDB MULHER MG)

Eleita a primeira mulher presidente do PMDB local, Marisa Alves fala um pouco sobre sua trajetória na política em Bocaiuva, desde sua adolescência, até a perspectiva atual da pré-candidatura a Prefeita de Bocaiuva. Pós-graduada em Serviço Social e com experiência em diversos projetos no município e noutros recantos de Minas, Marisa destaca que o desenvolvimento dos aspectos sociais não pode ser alcançado sem o crescimento e fortalecimento econômico. Anuncia ainda que Bocaiuva será a sede do Fórum Regional do PMDB MULHER, em novembro próximo, com a participação de lideranças da região, do estado e do país.

Universo Bocaiuvense: Marisa, quando foi o início de sua militância política em Bocaiuva?
Marisa: Desde muito cedo, na minha adolescência, eu já me preocupava com o desenvolvimento e o progresso de Bocaiuva. Isso lá pelos meados de 1980, aos 18 anos, comecei a participar das discussões, expondo as necessidades as necessidades da cidade naquela época e defendendo ideais. Foi importante para meu amadurecimento pessoal e político ver a reação das pessoas frente aos problemas da cidade. Fico emocionada em lembrar e perceber os avanços que a sociedade conseguiu conquistar nestas décadas, embora ainda aquém do ideal para nossa realidade.

UB: Sobre estes aspectos, como você percebe a participação da mulher na política?
Marisa: Isso me faz recordar da minha luta, minha história. Para mim é tão natural a presença da mulher em qualquer atividade na sociedade que me causa certa estranheza a pequena participação feminina na política. Eu não vejo uma condição diferente pelo fato de ser mulher. É claro que na constituição do ser feminino algumas características são mais expressivas, como a atenção aos detalhes, ou o maior cuidado com o outro, ou ainda uma maior habilidade na execução de múltiplas tarefas ao mesmo tempo... Estas são algumas das visões próprias da mulher que completam a percepção masculina de enxergar o mundo. São formas distintas de ver, de agir e de pensar que se somam.

UB: Como foi sua trajetória dentro do PMDB?
Marisa: O PMDB é um partido que tem história no cenário político de Bocaiuva, sempre presente em momentos decisivos e de extrema importância. Para relembrar, em 2008 fui candidata do partido a vice-prefeita. Mesmo não conseguindo o nosso objetivo naquela época, foi um momento de ganho de experiência, um grande aprendizado.

UB: E agora você foi eleita a primeira mulher presidente do PMDB de Bocaiuva...
Marisa: Eu vejo isso como reflexo de todo o trabalho que temos realizado. Só para citar um fato, nas eleições de 2014, em conjunto com um pequeno grupo de lideranças, conseguimos reeleger o deputado federal Saraiva Felipe, do PMDB, como o mais bem votado no município, desbancando, inclusive, os candidatos do atual grupo de situação. Para nós, foi uma façanha que só veio confirmar nossa determinação em construir um caminho novo para Bocaiuva. 

UB: Como foi esta experiência?
Marisa: A campanha para a reeleição de Saraiva, e também do nosso amigo Gil Pereira, deputado estadual pelo PP, foi mais uma grande oportunidade para rever uma realidade já conhecida e acompanhada por mim como assistente social e também das campanhas anteriores. Assim, retomei contatos antigos e fiz novos contatos com pessoas dos quatro cantos do município. Pude perceber, mais uma vez, as dificuldades enfrentadas pela população bocaiuvense, que vem se agravando nos últimos tempos. Percebi isso por todos os bairros, onde fui de porta em porta com nossa equipe. E durante essas caminhadas, as pessoas me falavam das suas demandas, seu sofrimentos, esperanças... Diante disso, é urgente e necessário a implementação de ações de políticas públicas que atinjam toda população bocaiuvense, especialmente, aqueles mais necessitados. Isso juntamente com medidas eficazes de retomada de crescimento com fomento da economia local e a busca por novos investimentos na cidade e na zona rural.

UB: O que fazer diante desse quadro?  
Marisa: Toda essa situação reforça minhas convicções com o objetivo de traçar um conjunto de propostas para revitalizar Bocaiuva. Isso passa pela busca de um caminho diferenciado, com a inclusão de toda a sociedade na construção de um projeto de governo, e não de poder. É preciso agregar ideias arrojadas e pensamentos modernos para a promoção do desenvolvimento e do progresso do município. Isto tudo com um planejamento estruturado, ciente da realidade, mas ao mesmo tempo inovador para proporcionar o crescimento econômico do município nas diversas vertentes. Para isso, conhecer a realidade do município e a influência dos governos estadual e federal para a retomada do crescimento econômico é indispensável. Determinação, atitude e união são os componentes para construir um novo caminho para Bocaiuva. Assim pensamos em um Projeto de Governo audacioso e consciente.

UB: Sobre a participação da mulher na política, como o PMDB trata esta questão?
Marisa: O Fórum Regional do PMDB MULHER é uma proposta da Fundação Ulysses Guimarães e dos demais núcleos do partido para a qualificação política das mulheres brasileiras. Este ano, Bocaiuva sediará o Fórum Regional do PMDB MULHER, no próximo dia 23 de novembro. Estarão reunidos aqui diretórios e comissões provisórias do PMDB de 10 cidades da região, sob a temática Participação, Cidadania e Paz. Para o evento, além das mulheres peemedebistas, estão sendo convidadas as mulheres pré-candidatas, filiadas e não-filiadas aos demais partidos políticos.

UB: Qual sua mensagem final para nossos leitores?
Marisa: Nosso país, assim como nossa cidade, passa por um momento crítico. A crise que tanto nos afeta é mais que uma crise política. A crise é de falta de moral, de ética, de transparência. Dependendo das atitudes que tomamos, temos que estar dispostos a pagar o preço por elas. Gosto da POLÍTICA. Da política que cumpre seu papel de transformar realidades para melhorar a vida das pessoas, da construção de caminhos de respeito ao que é público. Não mudamos o que está aí sozinhos. A minha indignação somada a indignação de cada cidadão de bem é que fazem a real transformação. Acreditar e ter esperança de QUE É POSSÍVEL ver a boa prática da política é nosso grande desafio. E vamos adiante com a fé e a determinação de sempre.

SERVIÇO

Fórum Regional do PMDB MULHER
Data: 23 de novembro de 2015 (segunda-feira)
Horário: A partir das 8h00
Local: Espaço D
Endereço: Avenida Prefeito José Maria Figueiredo, 135
PMDB – Diretório Municipal de Bocaiuva-MG


*ENTREVISTA PUBLICADA NO JORNAL UNIVERSO BOCAIUVENSE - ANO IV - 18ª EDIÇÃO - OUTUBRO/NOVEMBRO, PÁGINA 15 - POLÍTICA